CARTA DA SECRETÁRIA
Prezados gestores e professores,
Neste ano, colocamos em prática uma nova Proposta Curricular, para atender
à necessidade de organização do ensino em todo o Estado.
A criação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que deu autonomia às escolas para que definissem seus próprios projetos pedagógicos, foi um passo importante.
Ao longo do tempo, porém, essa tática descentralizada mostrou-se ineficiente.Por esse motivo, propomos agora uma ação integrada e articulada, cujo objetivo é organizar melhor o sistema educacional de São Paulo.
Com esta nova Proposta Curricular, daremos também subsídios aos profissionais que integram nossa rede para que se aprimorem cada vez mais.
Lembramos, ainda, que apesar de o currículo ter sido apresentado e discutido em toda a rede, ele está em constante evolução e aperfeiçoamento.
Mais do que simples orientação, o que propomos, com a elaboração da Proposta Curricular e de todo o material que a integra, é que nossa ação tenha um foco definido.
Apostamos na qualidade da educação. Para isso, contamos com o entusiasmo e a participação de todos.
Um grande abraço e bom trabalho.
(Maria Helena Guimarães de Castro)
Secretária da Educação do Estado de São Paulo
O que é a Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, lançou no ano de 2008
uma proposta curricular para ser implementada de forma imediata em todas as escolas
da rede pública do Estado de São Paulo. O projeto, que segundo a Secretária da
Educação do Estado de São Paulo Professora Maria Helena Guimarães Castro é ousado
e inovador, está apoiado na utilização de vários materiais pedagógicos (SEE/SP, 2008).
Estes materiais (apostilas no formato cartilha, jornal e DVD’s) foram enviados à
todas as escolas da rede (Equipe Gestora – Diretor, Vice-Diretor e Coordenador
Pedagógico -, professores e alunos) com orientações específicas sobre sua utilização na
unidade escolar (SEE/SP, 2008).
Estrutura da Proposta Documentos
Documento 1 - “Base”
• Apresenta os princípios e conceitos da Proposta Curricular.
Documento 2 - “Cadernos do Gestor”
• Apresenta sugestões de organização do trabalho dos especialistas responsáveis pela gestão do currículo na escola.
• Propostas deagenda, cronograma, atividades e organização de recursos para apoiar o trabalho do diretor, do professor coordenador, dos ATPs e do supervisor.
Documento 3 - “Cadernos do Professor”
• Propõe atividades docentes para todas as aulas, em todas as séries e disciplinas.
• Organização por bimestre com:
-Indicação clara das competências e habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos.
- Sugestão de aulas.
Sugestões de material complementar.
- Propostas de avaliação.
- Projetos de recuperação paralela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário