quinta-feira, 23 de junho de 2011

Didática Tradicional e Contemporânea

O termo "Didática" tem origem no idioma grego onde didaktiké tem como significado a arte (maneira) de ensinar ou instruir. 

A Didática é uma ciência teórico-prática, que pesquisa e experimenta novas técnicas de ensino e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo da instrução objetivando a eficiência e eficácia da ação educativa. 



      A Didática Tradicional é normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar apenas no professor e utilizando a transmissão oral como principal recurso pedagógico.

A relação professor-aluno é como se o ‘superior” (professor) ensinasse ao “inferior” (aluno) e resume-se na obediência, na disciplina, ordem e silêncio. Os alunos devem seguir as ordens, normas e recomendações. O ensino é de um conhecimento pronto e acabado e a cultura é transmitida de forma repetitiva onde hábitos,valores e crenças são repassados como verdades a serem adotas de forma absoluta, sem questionamentos. A avaliação dos alunos é o controle da aprendizagem e é feita através de exames, que mostram a capacidade de retenção e de acúmulo de conhecimento memorizado pelos alunos.


   A Didática Contemporânea entende o aluno como sujeito do processo de ensino aprendizagem e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos mesmos e sua interação neste processo, onde ele também ajuda na construção.

Ela parte do princípio de que o aluno é o centro da escola em torno do qual se desenvolvem os programas curriculares e a atividade professor que é o orientador do processo educativo. São valorizados os princípios da liberdade, da individualidade e da construção coletiva. A avaliação é de natureza qualitativa, valorizando a participação ativa dos alunos e o seu crescimento individual dentro do processo de construção da sua aprendizagem.


     


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